Serra mantém vantagem e seria eleito no 1º turno, aponta Ibope.
O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, seria eleito no primeiro turno de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (25/07) pela Rede Globo, que encomendou o levantamento. Serra aparece com 46% de intenção de votos. Todos os seus adversários juntos somam 25 pontos percentuais.
Depois do tucano, está o candidato do PT, senador Aloizio Mercadante, com 13% da preferência do eleitorado paulista. A seguir, estão Orestes Quércia, do PMDB, com 9%, Carlos Apolinário (PDT), com 2% e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 13% dos eleitores. Não souberam ou não quiseram responder também 13% dos entrevistados.
Os números mostram estabilidade com relação ao último levantamento do instituto, realizado entre os dias 2 e 4 de junho, quando Serra aparecia com 48%, Mercadante com 14% e Quércia, com 10%.
Apesar de o atual levantamento demonstrar vitória de Serra no 1º turno, o Ibope também sondou cenários para um 2º turno. Quando a disputa é entre o ex-prefeito da capital e Mercadante, o tucano fica com 60% da intenção de votos, contra 21% do petista, com 15% de votos nulos e brancos e 5 % de eleitores indecisos. Entre Serra e Quércia, o primeiro chega a 61% e o segundo, 18%. Haveria 16% de brancos e nulos e 5 de indecisos.
O Ibope também simulou um improvável 2º turno entre Mercadante e Quércia, em que o senador atinge 33% e fica em empate técnico com o ex-governador, que vai a 32%. Nesse caso, 28% dos eleitores anulariam o voto ou votariam em branco. 7% ficariam indecisos.
Foram ouvidas 1.204 pessoas de 62 cidades paulistas entre os dias 22 e 24 de julho. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo com o número 736458/2006. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.