Análise das campanhas para Governador do estado de São Paulo

Esse blog tem como função analisar a campanha política dos principais candidatos ao cargo de governador do estado de São Paulo. Sem demagogias e sem rabo preso analisaremos de uma maneira profissional e técnica as principais estratégias, ações e resultados dessas campanhas. Com isso devo ressaltar que a intenção aqui não é fazer propaganda política para nenhum candidato. Vamos analisar as peças da campanha e verificar se o rumo do nosso estado estará em boas mãos.

22 agosto 2006

PT discute possível parceria "branca" com Quércia em SP.

O "Painel" da Folha de S.Paulo informa na edição desta terça-feira que a direção nacional do PT discute alternativa para fortalecer a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, em São Paulo, com uma possível parceria "branca" com o candidato do PMDB ao governo do Estado, Orestes Quércia.

No entanto, a alternativa do partido deve seguir todo o cuidado para não melindrar Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo de São Paulo.

Os dirigentes alegam que o Estado, maior colégio eleitoral do país, é um dos poucos em que o presidente tem apenas um candidato, distante do tucano José Serra nas pesquisas, revela o "Painel" editado por Renata Lo Prete.

O PT espera o crescimento de Mercadante, até porque o senador ainda está abaixo da votação histórica do partido em São Paulo. No entanto, entende que, se isso não ocorrer, Lula poderia ganhar votos no interior em parceria com Quércia.

Usando o Youtube

Pelo que eu vi agora, somente Carlos Apolinario esta usando o Youtube para divulgar suas ideias.

Quércia e PMDB são multados por propaganda antecipada

O juiz auxiliar James Siano julgou procedente representação da PRE-SP (Procuradoria Regional Eleitoral) e multou por propaganda antecipada o candidato a governador de São Paulo Orestes Quércia e seu partido, o PMDB, em R$ 21.282 cada. Cabe recurso ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

A representação apresentada pela procuradoria se baseou no exame de inserções de propaganda partidária do PMDB, veiculadas nos dias 15, 17, 19, 22, 24 e 29 de maio. De acordo com a PRE-SP, em vez de serem difundidas as idéias e realizações partidárias, “veiculou-se verdadeira propaganda eleitoral antecipada (...) em flagrante desrespeito ao disposto no artigo 36, caput, da Lei nº 9.504/97 e ao artigo 1º da Resolução TSE nº 22.158”. Em sua decisão, o juiz concorda com a PRE-SP, afirmando que “houve promoção pessoal, a ensejar a responsabilização pretendida por propaganda eleitoral antecipada”. A PRE-SP, no entanto, recorreu nesta segunda-feira (21/8) no que se refere ao valor da multa aplicada. Para a procuradoria, é preciso fixar multa em “patamar máximo” e multiplicá-la por três vezes (uma para cada tipo de inserção). O valor da multa pedido pela PRE-SP era de R$ 53.205 para cada um dos três tipos de inserção, mas a decisão do juiz fixou apenas uma multa no patamar mínimo.

Cópia descarada.

Realmente tem horas que o PT nao ve como o partido esta fazendo uma comunicacao pessima nessa eleicao. Sem preocupação alguma eles copiaram o mote da campanha do candidato Carlos Apolinario para o governo de São Paulo.

Lula diz que quer operação "Mãos Limpas" no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, disse hoje que sonha com uma operação contra o crime organizado e a corrupção a exemplo da "Mãos Limpas", que atingiu grande parte da máfia italiana. "Eu sonho para consagrarmos no Brasil o que aconteceu há anos com a operação Mãos Limpas na Itália". afirmou. "Se alguém tiver alguma denúncia, aproveite meu governo e faça", rebateu em entrevista à rádio Tupi, no Rio de Janeiro.

Lula ainda disse que a corrupção é um problema histórico do Brasil e que seu governo está trabalhando de forma intensa para resolver essa situação. O presidente enalteceu o trabalho da Polífica Federal e prometeu intensificação das operações.

Perguntado sobre a alta carga tributártia, Lula se defendeu dizendo que o governo dele não aumentou impostos e sim, a arrecadação. Segundo o presidente, as empresas estão ganhando mais.

Críticas
Sem citar o nome do prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), e a governadora do Rio, Rosinha Matheus, ele criticou os dois governos. Com relação à prefeitura, Lula afirmou que programa voltado para o jovem de baixa renda criado pelo governo federal ofereceu 42 mil vagas para jovens da periferia aprenderem uma profissão, mas não houve preocupação em preencher todas as vagas pela administração municipal.

Os ataques ao governo do Estado foram voltados à implantação do programa Bolsa Família no Rio. Lula voltou a destacar falta interesse de alguns políticos com relação ao programa social da União."O povo não pode ser vítima das divergências políticas", criticou.

Lula destacou que a questão da juventude é prioridade do seu governo. Ele exaltou alguns programas sociais, entre eles o "Soldado Cidadão", em que os jovens recrutados pelo Exército também aprendem uma profissão.

Além disso, o presidente, ao ser questioan sobre problema habitacional, afirmou que o problema está relacionado à "atrofia" do setor de construção civil nos últimos anos.

A entrevista ao radialista Roberto Canázio, da rádio Tupi, durou 1 hora e foi transmitida de dentro de um quarto do Softel em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.